Total de visualizações de página

domingo, 30 de dezembro de 2012

BICO DURO
Autor: Marcirio Leite
Local: ESTRADA PARA OS GALPÕES - Sant'Ana do Livramento/RS
O bico-duro é uma ave Passeriforme da família Thraupidae.


GARIBALDI
Autor: Marcirio Leite
Local: PASSO DA CONCEIÇÃO - Sant'Ana do Livramento/RS
O garibaldi é uma ave passeriforme da família Icteridae, anteriormente classificado comoAgelaius ruficapillus na família Emberizidae. Também conhecido por dó-ré-mi, pássaro-do-arroz, papa-arroz (Natal/RN), chupim-do-nabo, chapéu-de-couro (SP), corda-negra (PE, agreste e sertão da PB), rinchão e godelo (MG). É uma ave caçada e cobiçada por gaioleiros.


COLEIRINHO
Autor: Marcirio Leite
Local: CERRO DOS MUNHÓS - Sant'Ana do Livramento/RS
O coleirinho é uma ave passeriforme da família Emberizidae.
Também conhecido como coleiro, coleirinha, papa-capim,papa-arroz ou tui tui. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre.


COCHICHO
O Cochicho é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Autor: Marcirio Leite
Local: CERRO DOS TOUROS - Px. a Faz. CIDADELA - Sant'Ana do Livramento/RS


SABIÁ DO CAMPO

 O sabiá-do-campo é uma ave passeriforme da família Mimidae. Também conhecida como tejo-do-campo, calhandra, arrebita-rabo, galo-do-campo, papa-sebo, sabiá-levanta-rabo, sabiá-conga ou sabiá-poca, sendo o último nome evitado pelos ornitólogos para não causar confusão com outro sabiá de mesmo nome (Turdus amaurochalinus). O sabiá-do-campo (Mimus saturninus) é uma ave famosa por seu vasto repertório de cantos, que incluem imitações de outras espécies.
Autor: Marcirio Leite
Local: A.P.A. DO IBIRAPUITÃ - Sant'Ana do Livramento/RS
CARDEAL
O Cardeal é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como cardeal-do-sul. Características Mede 18cm de comprimento. Pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Por estas características é um pássaro muito caçado. Não há dimorfismo sexual. Imaturo pardacento, com topete ferrugíneo.
Autor: Marcirio Leite
Local: CERRO DOS TOUROS - Sant'Ana do Livramento/RS
CARANCHO
Autor: Marcirio Leite
Local: VISTA CLARA - COXILHA NEGRA - Sant'Ana do Livramento/RS
Caracará Também conhecido como carcará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó) e gavião-de-queimada, o caracará não é, taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades.

CHOPIM DO BREJO
Autor: Marcirio Leite
Local: ESTRADA PARA OS GALPÕES - Sant'Ana do Livramento/RS

Chopim-do-brejo O chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Também conhecida por pássaro-preto-do-brejo, dragão-do-brejo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

GRAÚNA


Local: VISTA CLARA - COXILHA NEGRA - Sant'Ana do Livramento/RS

Características

Mede 21,5 a 25,5cm. de comprimento. É inteiro negro incluindo pernas, bico, olhos e penas daí um de seus nomes populares pássaro preto, filhotes e jovens não possuem penas ao redor dos olhos. Não há dimorfismo sexual. Trata-se de um dos pássaros de voz mais melodiosa deste país. A fêmea também canta.


POLÍCIA INGLESA DO SUL
Autor: Marcirio Leite
Local: CERRO DOS TOUROS - Sant'Ana do Livramento/RS

Características

O dimorfismo sexual é evidente: no macho a gola e o peito são de um belo vermelho escuro, uma estria branca parte do olho e estende até o pescoço, no restante da plumagem predomina o negro. Na fêmea domina o marrom em várias tonalidades e o vermelho do peito é leve. O tamanho varia entre 17 e 18 cm.



BEM-TE-VI
Autor: Marcirio Leite
Local: PASSO DO GUEDES - Sant'Ana do Livramento/RS

Características

Ave de médio porte, o bem-te-vi mede entre de 20,5 e 25 cm de comprimento para, aproximadamente, 60 gramas. Tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações.
O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem onomatopéica.


IRERÊ

Autor: Marcirio Leite

Irerê

O Irerê é uma ave anseriforme da família Anatidae. Também conhecido por paturi, siriri, marreca-viúva, marreca-piadeira.
Provavelmente nosso pato mais bem conhecido, seja pela sua beleza, pelo fato de se aproximar muito das áreas urbanas e pelo seu canto típico. É a sua vocalização que lhe empresta o nome irerê ou paturi, muito agudo e alto, lembrando o barulho de alguns apitos ou o som de brinquedos de borracha.


CURUCACA
Autor: Marcirio Leite
Local: CAPÃO DO INGLÊS - Sant'Ana do Livramento/RS

Características

Distinguível pela coloração clara, asas largas e bico longo e curvo. Apresenta o dorso cinzento-claro, com brilho esverdeado, rêmiges e retrizes pretas; parte das coberteiras superiores das asas é esbranquiçada, formando uma mancha clara no lado superior da asa, visível durante o vôo. O macho costuma ser um pouco maior que a fêmea, atingindo 69 cm de comprimento e cerca de 143 cm de envergadura.



PRÍNCIPE
Local: COXILHA NEGRA - Sant'Ana do Livramento/RS

Características

O macho, em plumagem de reprodução, é inconfundível. O vermelho vivo da parte ventral contrasta com o dorso escuro. Atrás dos olhos, uma linha escura reforça o contraste e torna-o único. Na fêmea, no macho juvenil e no macho adulto, entre março e julho, a plumagem da região ventral é cinza clara com estrias mais escuras. Barriga com penas levemente róseo alaranjado ou amareladas (juvenis) ou avermelhadas(adulto). A linha escura atrás dos olhos presente, com o dorso em tom escuro, embora menos contrastante do que na plumagem reprodutiva.